
O QUE É O JEJUM INTERMITENTE?
Este é um cenário que nos últimos anos adquiriu muita popularidade e praticantes, e é mais uma prova de que o mundo do fitness tem êxito à apoio de modas. E, ademais, tendências diametralmente opostas, coisa que a mim pessoalmente me faz rir.
Passamos de odiar com toda a nossa alma as gorduras para serem consumidas em quantidades ridiculamente exagerado. Passamos de não pretender descer de 12 repetições nos exercícios a meditar que subir de 5 é perder tempo. E passamos a ingerir cada um hora e vinte e cinco minutos por temor de catabolizar a meditar que desejamos passar cinco dias sem consumir nada, e o catabolismo não existe, que são os pais. E, evidentemente, a verdade costuma estar nessa agradável gama de cinza que existem entre o branco e o preto.
Dito isto, vamos explicar o que é o Jejum Intermitente e vamos acompanhar as suas vantagens e também suas desvantagens. Porque, senhores, não tem nada de milagroso. Vamos deixar claro desde de imediato. O QUE É O JEJUM INTERMITENTE? O Jejum Intermitente ( de agora em diante AI ) é um protocolo de refeições.
NÃO É UMA DIETA. AI não se proíbe ingerir X e obriga-o a comer Y. Simplesmente é um protocolo horário em que se bases para distribuir a comida que te toca comer durante o dia. O AI é um protocolo que limita as horas em que você pode comer, durante o dia, no que chamaremos de “períodos de alimentação”. Eu terminei de inventar esse termo visto que o correto seria “janela de alimentação”, porque em inglês se chamam “feeding windows”, mas acho que fica mais claro como períodos de alimentação. Portanto, dependendo do protocolo de AI que você escolher, você terá uma etapa de alimentação mais restritiva ou menos.
Há para todos os gostos. Mas O JEJUM NÃO É MAU? Muitos devem meditar que isso do jejum representa uma espécie de suicídio muscular. Nada mais distanciado da verdade. Jejuar não é ruim. Mas voltamos ao que eu falei antes: Nem branco nem sequer preto.
- 4 Exercícios para perder a gordura abdominal
- 4 Benefícios de lentilhas – Estabiliza o nível de açúcar
- 38-58 = dois
- 12 Marina Peralta
- Andar mais (no mínimo trinta minutos por dia)
Se eu digo que jejuar não não é bom, estou citando que você pode jejuar por 40 dias, e está tudo feten? É claro que não. Provavelmente cessar lendo arbustos em chamas que falam pelas montanhas. Jejuar durante curtos períodos de tempo tem efeitos benéficos a respeito da saúde, entretanto jejuar bastante tempo também possui efeitos colaterais para a saúde e para os nossos objectivos.
Assim que não percamos de visão o fato destas recomendações que estou fazendo de imediato, por gentileza. Vejamos três pontos que costumam assustar mais os que desconhecem o AI e vamos acalmar um tanto o pessoal.
Todos ouvimos em determinado momento é que Vale, isto não é verdade. Vejamos isso de um ponto de vista evolutivo. Agora temos acesso a comida a toda a hora. Temos frigoríficos, supermercados, despensas, restaurantes, etc…Dessa forma que no momento em que temos fome, comemos. Antes, quando os nossos antepassados viviam em tribos, isso não era viável. O homem não tinha acesso a comida sempre.