Propriedade Intelectual E Sociedade Civil

Blog

Propriedade Intelectual E Sociedade Civil 1

Propriedade Intelectual E Sociedade Civil

Comuns Criativos”― é uma organização sem fins lucrativos dedicada a alavancar o acesso e o intercâmbio de cultura. Desenvolve um conjunto de instrumentos jurídicos de feitio gratuito que facilitam utilizar e compartilhar tanto a criatividade quanto o discernimento. Sua sede está localizada em Mountain View, no estado da Califórnia, Estados unidos.

Center for the Public Domain. Em 2008, havia estimados cerca de 130 milhões de trabalhos perante licenças Creative Commons. Em outubro de 2011, só Flickr abrigava mais de duzentos milhões de fotografias com licenças Creative Commons. No encerramento de 2015, havia mais de 1.Cem milhões de trabalhos sob licenças Creative Commons em o mundo todo. Creative Commons é dirigida por uma diretoria e um conselho consultivo. Também, conta com uma rede mundial de mais de 100 empresas afiliadas, trabalhando em mais de 85 países. A Creative Commons se destaca por estar a frente do movimento copyleft, que tem como objetivo apoiar a construir um domínio público rico e fornecendo uma escolha ao “todos os direitos reservados” do direito autoral, o denominado “alguns direitos reservados”.

  • Modificar outra classe
  • 1977: Compilação em livro pela editora Record
  • 5 Componentes de visualização de dados
  • “De que falamos no momento em que falamos de clássicos”. Diário de Sevilha (3/12/2014) [22]
  • Comunicação Síncrona e Assíncrona
  • Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (TechnoPoli)
  • Tecnologia PhysX em modelos selecionados

David Berry e Giles Moss são creditado a Creative Commons com a formação de interesse no tema da domínio intelectual e a ajuda pra reformulação do papel dos “bens comuns”, na “era da detalhes”. Além do mais, o Creative Commons tem proporcionado institucional, prática e legalmente suporte a indivíduos e grupos que buscam provar e anunciar-se com a cultura, com uma maior independência.

Creative Commons pretende contrastar o que Lawrence Lessig, fundador do Creative Commons, considera que é uma cultura dominante e ainda mais restritiva. “uma cultura cujos autores são capazes de desenvolver só com a permissão dos poderosos ou dos autores anteriores”.

Até abril de 2018 Creative Commons contava com mais de cem instituições afiliadas, trabalhando em mais de oitenta e cinco países para apoiar e promover as atividades de Creative Commons em torno do mundo. Em 2018, esta rede foi reestruturada, passando de estar baseada em corporações filiadas a ser composta por pessoas e corporações-membros, que são organizados em capítulos. Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que, para o seu funcionamento conta com o suporte de doadores institucionais e a título pessoal.

A listagem completa de doadores pode ser consultado no website do Creative Commons. As licenças Creative Commons ou CC são inspiradas na licença GPL (General Public License da Free Software Foundation, e compartilham boa fatia da sua filosofia. A idéia principal por trás delas é propiciar um modelo sensacional, auxiliado por ferramentas informáticas, pra desta maneira descomplicar a distribuição e o exercício de conteúdos. Embora originalmente foram redigidas em inglês, as licenças foram adaptados a numerosas legislações em outros países do universo. Além de outros mais idiomas, foram traduzidas para o espanhol, o português, o galego, o basco e o catalão por intermédio do projeto Creative Commons International. Attribution / Atribuição (BY), exige a referência ao autor original.

Share Alike / Compartilhar Igual (SA), permite obras derivadas sob a mesma licença ou igual (posterior ou outra versão por apresentar-se em diferentes jurisdição). Non-Commercial / Não Comercial (NC), obriga a que a obra não seja usado com fins comerciais. Não Derivative Works / Não Derivadas (ND), não permite modificar a obra de nenhuma forma.

Attribution / Atribuição (CC-BY). Attribution Share Alike / Atribuição-Compartilhaigual (CC BY-SA). Atribuição NoDerivatives / Atribuição-NoDerivadas (CC BY-ND). Attribution Non-Commercial / Atribuição-Nãocomercial (CC BY-NC). Attribution Non-Commercial Share Alike / Atribuição-Nãocomercial-Compartilhaigual (CC BY-NC-SA). Attribution Non-Commercial Não Derivatives / Atribuição-Nãocomercial-NoDerivadas (CC BY-NC-ND).

Todas as licenças Creative Commons permitem o “justo fundamental” de redistribuir a obra com fins não comerciais e sem modificações. As opções NC e ND fazem com que a obra não seja livre de acordo com a definição de obras culturais livres.

Uma licença contratual especial é a opção CC0, ou “Sem os direitos reservados”. Esta licença concede a obra em domínio público (ou um estado equivalente em jurisdições onde o domínio público não é possível). Comparado a uma declaração de domínio público cedida à obra, a declaração CC0 é menos ambígua e adquirir o efeito desejado em uma escala global, em local de fixar-se a várias jurisdições. No mundo do software livre, Creative Commons apoia três licenças formadas por algumas organizações: a licença BSD, a licença CC GNU GPL e CC GNU GPL. Creative Commons retém um diretório de conteúdo wiki das empresas e projetos que usam tuas licenças. Em teu web site também fornecem casos de estudo dos projetos sob tais licenças em redor do mundo.