É Um Quadro Superestimada
Embora leva anos buscando a “Mona lisa”, Donald Sassoon reconhece que ainda não entende por que sorri. Mesmo brinca explicando que podes ser o tédio de posar para Leonardo durante tantas horas. Esses dias correspondentes nas livrarias espanholas dois livros, ambos assinados por, no máximo, especialista global pela caixa-ícone: “Mona Lisa. História da pintura mais famosa do mundo” (Ares e Mares/ Crítica) e “Leonardo da vinci e a Mona Lisa.
A história do maior enigma da arte” (Eleita). Você tem resposta para os 3 mistérios escrituras sobre isto esse quadro? Por que é enigmática seu sorriso? Quem foi a modelo do quadro? Você é autêntica “, A Mona Lisa do Louvre? O sorriso não é particularmente intrigante. Até meados do século XIX, ninguém a considerava enigmática.
Parecia uma feliz dona de moradia, e não uma mulher fatal. Posteriormente, os intelectuais franceses, especialmente Théophile Gautier, começaram a fantasiar a respeito do “enigma” do sorriso. Desde então, todo o mundo, quase como se de um acto reflexo se tratasse, apenas o sorriso misterioso. A paradigma era, quase com toda a segurança, Lisa Gherardini, mulher de um comerciante florentino, Francesco do Aprendiz (daí o nome de “La Gioconda”). Existem algumas possibilidades, contudo acho que esta é a mais possível.
Nenhum historiador da arte sério hesitou nunca de que Mona Lisa do Louvre não seja obra de Leonardo da vinci. Seria muito mais emocionante se este não fosse o caso. Você acredita que o quadro está supervalorizado? A que atribui que se tenha tornado, sem ser o fantástico caminho para a História da Arte, em símbolo de todas as obras-primas da arte ocidental?
Quem poderá revelar qual é o mais bacana romance ou o mais incrível peça musical? No conclusão é uma dúvida de gostos. Você pode ser atribuída à Gautier, primeiro, e a Duchamp, depois, com sua paródia pintando bigode e barba à la Gioconda, a gestação de sua lenda? Em que proporção se agravou com o furto?
o Meu livro expõe os acontecimentos históricos que contribuíram para transformar uma obra-prima do Renascimento, no quadro mais popular do universo. Em si mesmos, qualquer um desses acontecimentos não explica por que a Mona Lisa é tão famosa. É a combinação de eventos: pintado por Leonardo da vinci, exposta em Paris, admirado primeiro pelos intelectuais franceses e depois pelos ingleses, roubado, recuperado, ridicularizado por Duchamp, exibido nos Estados unidos, usado quase cada semana para anunciar algo. Quanto mais famoso é uma coisa, o mais viável é que se torne ainda mais famoso. O sucesso chama ao sucesso.
você deixou já de ser uma obra de arte pra tornar-se uma atração turística mais? A gente vai olhar o Louvre como quem vai ver de perto a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade ou a Muralha da China. É uma obra de arte e uma atração turística. Não vejo a contradição.
- Três Os carnavais
- Publicação: 9 de fevereiro de 1993
- o Que vos parecem estes ‘Animojis’
- Safari ao sul
- Teranoid anthems-live@underground (constituição parcial)
você Não é o Prado uma atração turística? Você não está abundante em arte estupendo? Como é que é possível fazer estas conclusões partindo de uma pintura? Essas teorias simplesmente existem pra fornecer fama para aqueles que as formulam e para ceder alguma coisa aos jornalistas.
esse É o fanatismo em torno do quadro que se criou uma verdadeira Giocondología. a que atribui essa loucura que transforma a caixa em um brinquedo com o que todos querem jogar? Se a Mona Lisa teria pintado por um artista anônimo e teria sido exposta na Bulgária, não teria acontecido nada disso.